19.10.09

Noites de Culto: KISS ME, STUPID


KISS ME, STUPID
Billy Wilder - USA, 1964
Sexta-feira, 23 de Outubro - 21H30
Auditório ESEQ

Considerado por muitos como um dos filmes menores de Wilder, Kiss Me, Stupid é uma paródia (não tão literalmente) aos bons valores familiares e ao conservacionismo, cuja combinação de ingredientes sem tabus provocaram, à época de estreia, uma repulsa irada da Liga Católico-Romana da Decência, que condenou a fita pelos seus propósitos "pecaminosos".

Wilder exibe novamente os seus dotes de talento como escriba, concebendo um filme cómico, complexo e sempre divertido, repleto de gags e diálogos deliciosos. O filme inicia-se com a apresentação de Dino (Dean Martin), um cantor das noites de Las Vegas, que segue para Hollywood no seu carro, e que acaba por parar em Climax, uma pacata cidade onde vive Orville Spooner (Ray Walston), um ciumento professor de piano que escreve músicas e sonha em vê-las interpretadas por um “singer” famoso. O comportamento extremamente ciumento de Spooner deve-se à sua linda esposa, a mais desejada mulher da cidade. O melhor amigo de Spooner, o obeso Barney (Cliff Osmond), gere uma pequena estação de serviço, e com ele partilha o mesmo sonho, ajudando-o nas letras das suas canções. Os destinos de Dino e dos dois “comparsas” unem-se quando o cantor pára para atestar o carro na bomba de gasolina de Barney. Os dois, reconhecendo-o, engendram um plano para que este compre as cópias dos seus trabalhos musicais e assim se tornarem famosos. O plano inicia-se com uma sabotagem ao veículo de Dino, o que obriga a celebridade a passar a noite na residência de Spooner. Visto tratar-se de um playboy, Spooner manda a sua mulher para fora de casa, como prevenção de um eventual adultério, e em seu lugar contrata Polly the Pistol (Kim Novak), uma prostituta para seduzir o cantor...

Texto adaptado de cinematograficamentefalando

1.10.09

Olá Novo Ano Lectivo!


Depois de um período de merecidas de férias, o Clube 8 e Meio tem o gosto de anunciar o regresso em força do cinema ao auditório da ESEQ. Abriremos em Outubro espaço para quatro filmes que nos trazem as histórias de grandes músicos, todos eles tocados em partes iguais pela genialidade, pela depressão e até pela loucura. Fabulosas bandas e músicos, energia musical contagiante, em histórias de ascensões triunfantes e quedas em abismos infinitos, é o que nos propõem os quatro filmes que agora apresentamos. A Hard Day’s Night de Richard Lester, Velvet Goldmine de Todd Haynes, The Doors - O Mito De Uma Geração, de Oliver Stone e Walk the Line de James Mangold são filmes que estão aí para nos dizer que as vidas humanas têm uma espessura própria que escapa frequentemente aos catálogos prontos a consumir a que normalmente são votadas. Por estas personagens, corre a vertigem de fundos abismos, mas também nelas corre a um mesmo tempo uma visão normativa da vida. São vidas equilibradas numa fina corda de funâmbulo e que tocadas por sucessivas rajadas de vento se balançam ora para o sossego da margem amiga que se avizinha ora para o mergulho na boçalidade existencial (leia-se morte metafórica). O que propomos aos nossos alunos é uma viagem espiritual pelos meandros da consciência humana. Let`s rock! é o título festivo que atribuímos a este ciclo, mas fizemo-lo apenas pela alegria de reencontrarmos os nossos alunos, cúmplices nestas lides cinematográficas.

Às segundas, no Auditório da ESEQ, com entrada é livre porque a liberdade é bonita!...


Programa Ciclo de Cinema Let’s Rock!


06 Out. [10h05] A Hard Day’s Night


13 Out. [10h05] Velvet Goldmine


20 Out. [10h05] The Doors


27 Out. [10h05] Walk The Line