29.10.11

Júri do V Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio

O júri que tem a missão de avaliar e premiar os projectos concorrentes ao V Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio tem, este ano, a seguinte composição:

Davide Freitas
Produtor executivo da Filmógrafo (2002). Programação e distribuição da Agência da Curta Metragem. Coordenador de produção da Animar e Solar - Galeria de Arte Cinemática da Curtas Metragens CRL.

Jaime Neves
Professor universitário na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. Diretor do “Black&White – festival Audiovisual”. Diretor artístico do “Art&Tur – Festival Internacional de Filmes de Turismo”.

Luís Grifu
Professor universitário. Investigador sobre marionetas virtuais. Profissional em Multimédia e Audiovisuais.

Sábado, 5 de novembro, pelas 22 horas, serão tornadas públicas as decisões do Júri. A cerimónia de encerramento decorre, conforme já comunicado, no Diana Bar, na Póvoa de Varzim.

25.10.11

Edições anteriores do 8 e meio.





http://www.8emeio.net/html/edicoes.html

5º Concurso 8 e Meio





Dias 4 e 5 de novembro, sessões e entrega de prémios do 5º concurso de vídeo escolar: 8 e Meio.
Sexta-feira, 22:00, 1ª sessão;
Sábado, 15 e 17:00, 2ª e 3ª sessão;
Sábado, 22:00, entrega de prémios.
Entrada livre.




24.10.11

Ciclo de cinema na ESEQ




19.10.11

Ciclos de cinema para o presente ano letivo

O clube de cinema 8 e meio entra no ano letivo ávido de mostrar (ou continuar a mostrar) cinema aos alunos da ESEQ. De ano para ano, renova-se o compromisso, assinado a letras de fogo com a direção e com a comunidade escolar, de elencar um conjunto significativo de obras cinematográficas que potenciem a construção de uma aprendizagem realizada através da imagem, e muito para além dos currículos instituídos (oficialmente) nas diversas disciplinas.

No presente ano letivo, a ideia que presidiu à formatação dos ciclos, partiu de uma constatação simples, que se passa a enunciar: na ESEQ são ministradas as línguas francesa, inglesa e espanhola. Pensou-se então, em programar um conjunto de filmes que em cada um dos três períodos que compõem o ano lectivo, incidisse na cultura cinematográfica destes três países cuja língua é ensinada na nossa escola.

No primeiro período, o país em destaque será a França, num ciclo que leva o sugestivo título de VIVE LA FRANCE. Muito dinâmico atualmente, o cinema francês teve igualmente um papel decisivo no arranque do cinema, bastando apenas recordar o exemplo dos irmãos Lumière. É também o país que albergou uma das mais estimulantes e radicais perspectivas do modo de fazer cinema, nascidas sob a designação geral de Nouvelle Vague. Obviamente que num ciclo programado para dez exibições e falando-se de um país como a França, viveiro de inúmeros nomes que pertencem a qualquer canónica História da 7ª Arte, se podem expressar as escolhas realizadas como tendo um fundo subjectivo e pessoal. O que veremos então, não é definitivamente um compêndio exaustivo do que em França e em termos de cinema foi feito, mas tão só a maneira como este interpelou os programadores deste ciclo. Mais do que as falhas (muitas certamente) a registar em relação a eventuais omissões, resta-nos esperar que o conjunto de filmes que levamos ao grande ecrã da ESEQ, resulte num fresco que represente a evolução e enorme vitalidade demonstradas pelos realizadores franceses ao longo do século passado e que funcione para os aprendizes da língua como um estímulo acrescido a penetrarem não só nos mistérios da sintaxe e da gramática francesas, mas também na essência e alma deste povo. ET VIVE LA FRANCE!

No 2º período, a cinematografia em destaque será a britânica, estando agendado para o 3º período um ciclo sobre o cinema espanhol.