
Os filmes de que gostamos têm essa capacidade... Trabalham-nos por dentro quando os vemos e deixam-nos uma cicatriz perpétua, um rasgão que nos tatua a alma para o resto da vida. Para o bem e para o mal eles são os filmes da nossa vida, aqueles que desenham os territórios onde gostamos de nos encontrar ou perder.
O projecto "Histórias do Cinema" consta de uma mostra de trabalhos originais realizados em formato A5 e construídos a partir da memória ficcional de filmes seleccionados por convidados de diversas áreas profissionais. Foram aceites todas as formas de intervenção: desenho, colagem, pintura, fotografia, texto, etc. Pedro Eiras, valter Hugo Mãe, Nuno Saraiva, Isabel Lhano, Júlio Dolbeth, António Jorge Gonçalves, Isabel Aboim Inglez, Nélson d'Aires, Rui Ricardo, José Miguel Gervásio, Marcel Saint-Pierre, Zbigniev Koniec e André Lemos são alguns dos artistas que corresponderam ao nosso convite, numa lista de mais de 50 nomes.
A exposição pública dos trabalhos decorrerá entre os dias 3 e 31 de Julho na galeria da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, Póvoa de Varzim.
As verbas auferidas com a exposição - todos os trabalhos estarão à venda pelo preço simbólico de 50 euros - revertem para o clube de cinema 8 e Meio, que as utilizará para as suas actividades: Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio e organização de sessões com convidados.