1º Classificado: LEGO CITY, de Gilberto Torres
2º Classificado: The Trip, de Mário Silva
Menção Honrosa: Evolution, de Marcos Neves e Ruben Dinis
Menção Honrosa: On... Off, de Tiago Silva
O Clube de Cinema e Vídeo Oito e Meio está em funcionamento na ESEQ há 2 anos, sendo este o seu 3º ano de actividade. A ideia de formar um clube com estas características partiu de um grupo de professores pertencentes ao Departamento de Educação Artística e Tecnológica, que viram nesta iniciativa a oportunidade de diversificar os meios que detêm no sentido de uma formação alargada dos alunos de Artes que frequentam a ESEQ.
Originalmente, o clube nasceu vocacionado para oferecer um conjunto de sessões regulares de cinema, tendo como premissa essencial a divulgação de discursos cinematográficos alheios à habitual programação em Portugal, seja em sala ou televisão. Porém, com o correr do tempo, os membros do clube sentiram necessidade de alargar o seu campo de actuação a toda a comunidade escolar. É neste contexto que surgem parcerias, nomeadamente com a Blockbuster, a biblioteca Municipal Rocha Peixoto ou a Casa da Animação. De salientar também um apoio estreito aos diversos professores, através da programação de filmes com conteúdos relevantes para as respectivas disciplinas de leccionação. Outra aposta forte foi a criação de ciclos especiais de cinema com a presença de convidados, que contextualizaram os filmes transmitindo assim aos alunos um olhar mais profundo sobre as obras em questão. Refira-se a este propósito o ciclo de Cinema & Literatura, uma parceria com a Biblioteca Municipal a ter lugar em Novembro e que contará com um leque apreciável de convidados a começar pelos professores da “casa” José Maciel e Arnaldo Pedro e acabando nos convidados do exterior, o professor catedrático Pedro Eiras e o escritor e recente Prémio José Saramago valter hugo mãe. As noites de Culto e sessões especiais realizadas em horário nocturno são outras das apostas a manter pelo clube. Finalmente chegamos ao concurso que hoje aqui nos traz. É consabido que a Escola Secundária Eça de Queirós tem em funcionamento um curso profissional de Multimédia. Faz pois todo o sentido, em nossa opinião, a criação de um certame que possa acolher todos os projectos criativos de alunos que se dedicam durante todo o ano à realização de objectos multimédia. Mas não só para estes se dirige este concurso, também a todos os outros alunos, que gostam de ocupar os momentos de lazer com actividades ligadas à realização cinematográfica, aproveitando de uma forma saudável todos os recursos que as inovações tecnológicas trouxeram à vida colectiva. Não podemos encolher a nossa criatividade nas queixas habituais de falta de meios ou de tempo. Os estudantes que participaram neste concurso expuseram os seus sonhos com recurso a intervalos entre aulas, câmaras de telemóvel e a um imaginário juvenil de que não nos podemos envergonhar. É deles esta escola, é deles este clube e para eles é este concurso.
É nossa intenção realizar a 2ª edição do Concurso de vídeo escolar Oito e Meio, tornando-o ainda mais ambicioso do que a primeira, o que equivale a dizer abri-lo a um maior leque de escolas. A todo o momento sairão notícias sobre esta 2ª edição que começará a ser trabalhada imediatamente no final desta sessão. Estamos orgulhosos do caminho que vimos trilhando. Apraz-nos registar que as sessões que promovemos até à data registaram um número total de alunos próximo dos 1400. Mas temos também a consciência de que nada está definitivamente feito e que este é um projecto para se ir ganhando no dia-a-dia, na certeza de que se tivermos alunos interessados pelas questões do cinema teremos consequentemente cidadãos mais livres e empenhados em construir uma sociedade mais justa e democrática, um ideal que no fundo norteia todo o projecto educativo da Eça de Queirós. Também sabemos que sózinhos estaríamos condenados ao fracasso, pelo que nos cumpre deixar umas palavras finais de agradecimento aos que estiveram e estarão com certeza no futuro ao nosso lado:
- Ao conselho Executivo da ESEQ, na pessoa do seu presidente Doutor Eduardo Lemos pelo apoio desde a primeira hora;
- À Camâra Municipal da Póvoa de Varzim;
- A todo o pessoal da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, ao seu Director e ao Daniel Curval grande amigo do clube e funcionário empenhado;
- Ao professor Vicente Craveiro, Coordenador do Departamento de Educação Artística e Tecnológica;
- Ao professor Carlos Baptista, Coordenador do Curso Profissional de Multimédia;
- Ao professor Nuno Barros ex-membro do Clube, mas ainda assim “um dos nossos”;
- Ao senhor Pedrosa e Senhor Milhazes, funcionários incansáveis no apoio que prestam às nossas iniciativas;
- Ao Ricardo Azevedo (12ºK), pelos prestimosos serviços na montagem dos filmes.
- Para os convidados que vêm à escola abrilhantar as nossa sessões;
- À Casa da Animação do Porto;
- Ao Festival Internacional de Curtas Metragens de Vila do Conde;
- À Xec Print;
- À Blockbuster;
- À Livraria Minerva;
- Ao Feira Nova;
- À Associação de Pais da ESEQ cujo contributo foi incalculável para o sucesso desta iniciativa;
- Para os alunos, funcionários e Encarregados de Educação da nossa Escola...
A todos o nosso MUITO OBRIGADO!
0 comentários:
Enviar um comentário