14.11.09

Programação de Novembro: Ciclo Pensar o Ambiente


Novembro de 2009.

Programa Ciclo de Cinema Pensar o Ambiente!


03 Nov. [10h05] O Pesadelo de Darwin

10 Nov. [10h05] O Lado Selvagem

17 Nov. [10h05] Wall-E

24 Nov. [10h05] Os Respigadores e a Respigadora

No final da sessão decorrerá uma palestra com a presença de Ricardo Marques, da Quercus.


Sessões no Auditório da ESEQ. A entrada é livre... e a liberdade é bonita!...


PENSAR O AMBIENTE

Quando falamos em Ambiente referimo-nos a quê concretamente?

Que outras palavras, ideias ou conceitos lhe estão associados? De imediato nos lembramos de Ecologia, Globalização, Poluição, Consumismo, Clima, Natureza, Reciclagem, etc. Palavras que regurgitamos constantemente no pasto do nosso quotidiano social e mediático.

Este ciclo de filmes pretende ajudar a pensar o ambiente na sociedade contemporânea e isso significa reflectir num problema que já não é para resolver num futuro distante, nem próximo mas agora. “Now is the time” expressão em inglês para ironicamente globalizarmos o alerta e a reflexão.

Neste nosso século XXI os problemas ambientais atingem todo o planeta e estão a ser vividos por todos nós, sofremos na pele com as alterações climatéricas, a água tornou-se um bem escasso que urge proteger e controlar o consumo, estão várias espécies ameaçadas de extinção, o crescimento demográfico a tornar-se insustentável e completamente desequilibrado, a natureza deixou de nos oferecer quatro estações,

(o grande Vivaldi ficou com a sua obra musical sub-realizada) reduzindo para as duas: quente e frio, tal como uma torneira climática, ou um grande ar condicionado sempre avariado. E quem é que anda a brincar com o planeta desta forma irresponsável? Nós. A espécie humana criadora de grandes civilizações e também destruidora daquilo em que toca.

A programação deste conjunto de filmes, que não se pretendem descartáveis mas reutilizáveis na discussão e reflexão das questões ambientais e ecológicas, imbuídos de uma atmosfera cromática verde, que quanto a mim, cor que só desejo ver na natureza, nas paisagens, nas árvores e na relva dos jardins, passa por quatro filmes:

“O Pesadelo de Darwin” é uma grande denúncia à globalização tendo como pano de fundo o continente Africano e a teoria evolucionista de Darwin.

Em “O Lado Selvagem” Sean Penn filma uma histórica verídica. A saga de um jovem e a sua extrema vontade de regressar à natureza selvagem.

A poluição é tanta que tivemos que fugir, uma colónia de humanos vive estupidamente gorda numa nave espacial a orbitar pelo espaço. Entretanto no que resta do planeta Terra habita “Wall-E” a tentar limpar e arrumar o lixo que os humanos produziram durante anos. Uma excelente animação da Pixar em que um robot nos lembra da humanidade que perdemos.

No dia 24 de Novembro temos a grande obra-prima da genial cineasta Agnès Varda “Os Respigadores e a Respigadora”. Um olhar magnifico sobre a cidade na sociedade contemporânea, uma aliança feliz entre a pintura, a arte e o cinema.

No fim desta sessão fica o convite para uma conversa com Ricardo Marques da Quercus que se deseja participativa e contributiva para a reflexão sobre o Ambiente.

Daniel Curval

Responsável pelo sector Audiovisual da Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim

Novembro, 2009

1 comentários:

Rafaela Miranda disse...

WALL-E: Provavelmente um dos melhores filmes de animação que já vi!