5.1.10

JANEIRO DE 2010


Ciclo KIM Ki-duk: estórias do novo sol nascente

KIM KI-DUK
Tem 45 anos. Nasceu numa pequena aldeia nas montanhas e mudou-se para os arredores de Seul ainda na infância. Começou por estudar agricultura e, depois de três anos de serviço militar obrigatório na Marinha, dedicou-se à pintura. Na década de 90, à custa de umas modestas economias feitas com o trabalho fabril e os quadros, decidiu viajar até à Europa (Finlândia, Grécia, Alemanha...), instalando-se uns tempos em França, arredores de Montpellier. Foi aí que Kim Ki-duk parece ter descoberto o cinema, ao mesmo tempo que ia vendendo os seus quadros pelas ruas. Revigorado e de espirito mais aberto por esta experiência europeia, regressou à Coreia decidido a entrar no meio do cinema e participando em concursos de argumento. Escreveu vários guiões (Painter and Prisoner, Legal Crossing), alguns deles premiados, até conseguir realizar o seu primeiro filme, Crocodile (1996). Apresentado em vários festivais internacionais, garantiu-lhe, logo à partida, um estatuto de cineasta-autor e um lugar de destaque na cinematografia Coreana, que os seus fimes seguintes, Wild Animals (1997) e Birdcage em (1998), só viriam comprovar. E não mais parou. Depois de O Bordel do Lago (2001), fez ainda Real Fiction (2000) e Adress Unknnown (2001), este último talvez o seu filme mais autobiográfico. Em 2001 tem o seu primeiro grande sucesso comercial com Bad Guy, que fez 700.000 espectadores na Coreia, um flme controverso onde aborda o tema da prostituição. Estreou recentemente em Portugal o incontornável Primavera, Verão, Outono, Inverno.. e Primavera, produzido em 2002, tal como Coast Guard. 2004 foi o seu ano de eleição, ao arrancar o Urso de Prata na Berlinale com Samaritana é o prémio de Realização em Veneza com Ferro 3.

José V. Mendes (Editor Premiere)




Primavera, verão, outono, inverno... primavera [2003]
| Kim Ki-duk
Dia 5, 10h05m - Auditório da ESEQ

Dois monges partilham um mosteiro flutuante, num lago rodeado de montanhas. À medida que as estações se sucedem, as suas vidas tornam-se mais intensas, o que os conduz a uma enorme espiritualidade, mas também à tragédia. Sob o olhar atento do velho monge, um jovem monge experimenta a perda da inocência: as brincadeiras que se transformam em crueldade, o despertar do amor quando uma mulher entra no seu mundo fechado, o poder assassino do ciúme e da obsessão, o preço da redenção, a iluminação da experiência.




Samaritana [2004] | Kim Ki-duk
Dia 12, 10h05m - Auditório da ESEQ

Yeo-Jin é uma jovem adolescente que ainda vive com o seu pai, viúvo. A sua melhor amiga, Jae-Young, é prostituta. Yeo-Jin ajuda-a marcando os encontros com os clientes e vigiando a policia. Juntas mantêm o sonho de juntar dinheiro e fugir para a Europa. Mas um dia Yeo-Jin comete uma distracção fatal e Jae-Young é apanhada pela policia, resultando daí um acidente com trágicas consequências.




Ferro 3 [2004] | Kim Ki-duk
Dia 19, 10h05m - Auditório da ESEQ

Ferro 3 é um filme de uma beleza e sensibilidade raras. É feito daquela beleza singular e discreta que é tão característica dos orientais. Kim Ki-duk, o realizador sul-coreano já consagrado pela crítica, consegue filmar aqui um amor que cresce no silêncio, se alimenta do silêncio (e das ausências) e se transforma numa forma de redenção da dor. Tem como pano de fundo a violência, metaforizada num taco de golfe, daí o nome do filme, mas os dois protagonistas sobrepõem-se a ela, colocam-se numa dimensão superior – elevação física e espiritual que chega a ser sobrehumana.




O arco [2005] | Kim Ki-duk
Dia 26, 10h05m - Auditório da ESEQ

Num barco de pesca, em alto mar, um homem de 60 anos tem vindo a educar uma jovem desde a sua infância. Está combinado que eles vão casar, quando ela fizer 17 anos. Agora, ela tem 16. Vivem em tranquilidade, alugando o barco a pescadores e praticando interessantes rituais.
Um dia, um jovem estudante, sensivelmente da mesma idade da rapariga, chega ao barco e vai mudar a vida pacata que até ali o casal levava. Um bizarro triângulo amoroso, com deslumbrantes imagens.

0 comentários: