19.10.11

Ciclos de cinema para o presente ano letivo

O clube de cinema 8 e meio entra no ano letivo ávido de mostrar (ou continuar a mostrar) cinema aos alunos da ESEQ. De ano para ano, renova-se o compromisso, assinado a letras de fogo com a direção e com a comunidade escolar, de elencar um conjunto significativo de obras cinematográficas que potenciem a construção de uma aprendizagem realizada através da imagem, e muito para além dos currículos instituídos (oficialmente) nas diversas disciplinas.

No presente ano letivo, a ideia que presidiu à formatação dos ciclos, partiu de uma constatação simples, que se passa a enunciar: na ESEQ são ministradas as línguas francesa, inglesa e espanhola. Pensou-se então, em programar um conjunto de filmes que em cada um dos três períodos que compõem o ano lectivo, incidisse na cultura cinematográfica destes três países cuja língua é ensinada na nossa escola.

No primeiro período, o país em destaque será a França, num ciclo que leva o sugestivo título de VIVE LA FRANCE. Muito dinâmico atualmente, o cinema francês teve igualmente um papel decisivo no arranque do cinema, bastando apenas recordar o exemplo dos irmãos Lumière. É também o país que albergou uma das mais estimulantes e radicais perspectivas do modo de fazer cinema, nascidas sob a designação geral de Nouvelle Vague. Obviamente que num ciclo programado para dez exibições e falando-se de um país como a França, viveiro de inúmeros nomes que pertencem a qualquer canónica História da 7ª Arte, se podem expressar as escolhas realizadas como tendo um fundo subjectivo e pessoal. O que veremos então, não é definitivamente um compêndio exaustivo do que em França e em termos de cinema foi feito, mas tão só a maneira como este interpelou os programadores deste ciclo. Mais do que as falhas (muitas certamente) a registar em relação a eventuais omissões, resta-nos esperar que o conjunto de filmes que levamos ao grande ecrã da ESEQ, resulte num fresco que represente a evolução e enorme vitalidade demonstradas pelos realizadores franceses ao longo do século passado e que funcione para os aprendizes da língua como um estímulo acrescido a penetrarem não só nos mistérios da sintaxe e da gramática francesas, mas também na essência e alma deste povo. ET VIVE LA FRANCE!

No 2º período, a cinematografia em destaque será a britânica, estando agendado para o 3º período um ciclo sobre o cinema espanhol.

2 comentários:

Rute disse...

Se calhar fazia mais sentido a última frase ser: ET VIVE LA FRANCE e não E VIVE LA FRANCE. É só um reparo... :)
Já agora, quando divulgam a informação dos filmes seleccionados para as sessões? Os meus alunos estão em pulgas para saber se vale a pena irem ou não. No ano passado essa informação saiu mais cedo. Faltam menos de duas semanas...

Leonel Cunha disse...

Reparado :)
Em breve teremos a informação, relativa aos filmes premiados, disponível.