16.10.08

Prémio de Crítica Cinematográfica 8 e Meio / Locus



Prémio de Crítica Cinematográfica 8 e Meio / Locus

O Clube de Cinema 8 e Meio, cumprindo o designio de ampliar as actividades a que se dedica decidiu implantar este ano lectivo um Prémio de Crítica Cinematográfica. O projecto surge pensado como um complemento interessante às projecções de filmes que o clube semanalmente leva a cabo. Queremos estimular nos nossos alunos uma postura crítica e simultaneamente o gosto pela escrita (re)criativa. Não nos esqueçamos do exemplo Francês e da importância que uma jovem geração de criticos teve no desenvolvimento do cinema e do pensamento em geral. À nossa escala (naturalmente) queremos trilhar o mesmo caminho, acrescentando massa critica à escola e à cidade. Queremos todos envolvidos. E todos são todos, desde os alunos, aos pais e aos professores. Como estímulo conseguimos um Prémio aliciante, só possível por que há na cidade quem partilhe dos nossos ideais educativos. A Papelaria Locus, é a parceira do 8 e Meio e oferece um prémio de 150 Euros ao aluno vencedor. A cereja em cima do bolo acontece com a publicação do trabalho vencedor no jornal Póvoa Semanário.


Regulamento

1. Podem concorrer todos os alunos com matricula válida na ESEQ para o ano lectivo 2008/2009.
2. Os alunos devem escrever as suas críticas na sequência do visionamento de filmes programados pelo Clube 8 e Meio (ao longo de todo o ano lectivo).
3. Não há limite para o número de críticas a serem escritas (desde que o aluno comprovadamente tenha estado nas respectivas sessões).
4. As críticas devem ocupar um máximo de duas páginas A4.
5. O aluno deve usar como fonte a Arial (corpo 12) e escrever com espaçamento de 1,5.
6. As criticas devem ser entregues em suporte físico na secretaria da escola (em envelope fechado) e simultâneamente enviadas para o email: ccv.eseq@mail.telepac.pt Devem conter o nome completo do aluno, turma, número, título do filme abordado, data da sessão visionada e um telemóvel para eventuais contactos.
7. Os alunos comprometem-se a realizar trabalhos originais. Em caso de detecção de fraude (uso de peças já publicadas), procede-se à eliminação desses trabalhos para efeito de Concurso.
8. Será também motivo de desclassificação o uso de linguagem desrespeitosa ou ofensiva.
9. Será contituído um Júri representativo da estrutura escolar da ESEQ e mais um elemento da Locus que terá como missão a atribuição do Prémio de Critica Cinematográfica.
10. A atribuição do Prémio far-se-á em cerimónia pública durante o mês de Junho em dia, local e hora a designar.
11. O clube 8 e Meio reserva-se o direito de utilizar os textos enviados nos seus suportes de divulgação.
12. Qualquer caso omissão pelo presente regulamento será resolvido pelo Clube 8 e Meio.

0 comentários: